terça-feira, 20 de março de 2018

TSOUREKI: PÃO DE PÁSCOA DA GRÉCIA


Informação:

  A Páscoa está chegando e, embora seja celebrada de diferentes maneiras por muitos, um fio comum é o envolvimento de ovos coloridos, seja na caça ou nos cestos ou no pão.
Tsoureki  é o pão tradicional da Páscoa na Grécia e muitos outros países cristãos. A massa é enriquecida e depois torcida em ovos brilhantes. O pão é muitas vezes trançado com três vertentes para representar a santa trindade, formada em um círculo como uma referência à vida e os ovos são tingidos de vermelho como um símbolo do sangue de Cristo. O pão é doce, com aroma de laranja e um tempero tradicional do Oriente Médio chamado Mahlepi, que é feito de poços de cereja molhados (o tempero pode ser encontrado nos mercados do Oriente Médio ou da Grécia). Se você não tem Mahlepi, pode fazer a massa com sementes de anis moídas ou mesmo Cardamomo.

Pão de Páscoa
Ingredientes:
- Massa:
1 1/2 xícaras de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico granulado
1 a 1 1/2 colheres (sopa) de sal  
1 colher (chá) de cardamomo ou semente de anis moído
1 colher (chá) de raspas de laranja
8 ovos grandes em temperatura ambiente, batidos levemente
1/2 xícara de mel
1 1/2 xícaras de manteiga sem sal, derretida
7 1/2 xícaras de farinha de trigo

- Decoração:
6 ovos (você pode usar ovos não cozidos, pois eles vão cozinhar enquanto o pão está cozendo. Os ovos são para decoração e não são realmente destinados a serem comidos, então é uma boa maneira de economizar tempo.)
2 xícaras de água fervente
2 colheres (chá) de vinagre
Algumas gotas de Coloração alimentícia








Modo de Preparo:
- Para a massa:
Misture o fermento, o sal, o cardamomo ou anis estrelado, as raspas de laranja, os ovos, o mel e a manteiga derretida com a água em uma tigela de 5 litros ou com um recipiente de comida com tampa (não hermético).
Misture a farinha, usando uma colher até que toda a farinha seja incorporada.
Tampe e deixe descansar por 2 horas.

- Para a decoração:
Para colorir os ovos: coloque 2 xícaras de água fervente, 2 colheres de chá de vinagre e coloração alimentar em uma tigela. Solte os ovos no corante (se a solução esfria, aquece-o e continue com os outros ovos). Certifique-se de que seus ovos estão bem enxaguados antes de colocar no pão, para que eles não escorra a cor.

 - Para montar:
Unte uma assadeira e coloque papel manteiga.  Divida a massa em 12 pedaços de mesmo tamanho. Rode suavemente cada pedaço de massa para formar uma corda com cerca de 13-14 centímetros de comprimento. Pegue dois pedaços de massa e torça para formar uma trança. Aperte as extremidades juntas e forme a trança em um círculo. Tire as extremidades embaixo e pressione-as na massa suavemente para que elas permaneçam colocadas durante o cozimento. Repita com a massa restante, fazendo 6 totais.
Tape e deixe descansar por 1 hora. 
Pincele ovo. 
Coloque suavemente um ovo colorido, no centro.
Asse em forno preaquecido (180º C), por 20-25 minutos até dourar. Deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

Observação:  fiz meia receita e só coloquei um ovo colorido, conforme fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!