domingo, 3 de setembro de 2017

COMO SECAR ERVAS FRESCAS: SECANDO E ARMAZENANDO ERVAS FRESCAS


Por: Manoel Rodrigues

   Se você tem seu próprio jardim de ervas ou compra suas ervas frescas no mercado, secá-las é uma ótima maneira de preservá-las para uso futuro. Se você tem um jardim de ervas, você pode aprender dicas para colheita, secagem e preparação em Herb Gardening Success Secrets (Segredos de um jardim de ervas de sucesso); este guia prático o ensinará tudo que você precisa saber sobre cuidados com e armazenamento de ervas frescas, além do uso de ervas naturais.
   Secar ervas não é um processo complicado, e você não precisa nenhum equipamento ou aparelho especial para ter sucesso.
   Há dois métodos básicos para aprender como secar ervas frescas: secagem ao vento e secagem térmica. Secagem ao vento demora mais, mas resulta num produto mais saboroso. Secagem térmica é mais rápida, mas a adição do calor no processo pode cozinhar a erva e causar perda de sabor. Ambos os métodos, entretanto, resultam em ervas secas aromáticas que podem durar por dois anos se armazenadas adequadamente.

- O método de secagem ao vento
A secagem ao vento funciona melhor para ervas saudáveis como sálvia, tomilho, orégano, endro e alecrim. Ervas mais delicadas como salsa e manjericão podem ser secadas ao vento, mas muito cuidado deve ser tomado quando manusear as frágeis folhas e o caule, e as ervas precisam ser checadas frequentemente se apresentam bolor.

Para secar suas ervas:
* Corte as ervas de jardim em pequenos grupos; chacoalhe cuidadosamente cada pacote para remover insetos e folhas mortas. Retire qualquer folha danificada com a mão.
* Recolha os ramos pelas hastes, amarre grupos de quatro ou cinco ramos com um barbante. Seja cuidadoso para não amarrar o barbante muito firme de modo que ele danifique os caules, já que hastes quebradas formam o bolor.
*Segure os grupos de cabeça pra baixo em uma área morna, seca e bem ventilada. Você pode usar linha de roupas internas, cabides pendurados ou mesmo enganchar os grupos num mural. Se suas ervas estão descansando penduradas numa parede, gire-as a cada dois dias para permitir que sequem bem.
* Deixe as ervas para secar por pelo menos duas semanas. Não faz mal deixá-las por mais tempo que isso, então se você estiver inseguro se elas estão completamente secas ou não, deixe-as penduradas. As ervas estarão secas suficientemente quando elas estiverem quebradiças ao toque.
* Quando secas completamente, remova as ervas dos seus caules. Descarte qualquer grupo que contenha bolor. Armazene-os dentro de um container hermético ou numa sacola plástica com zíper em um lugar fresco e escuro.

 - O método de secagem térmica
A secagem térmica funciona melhor com ervas frágeis que podem não serem secas na secagem ao vento sem formar bolor. Embora haja diversas máquinas desidratantes no mercado que usam calor para secar madeira, usar o seu forno será tão eficiente quanto.

- Para secar as suas ervas frescas usando calor:
* Pré-aqueça seu forno em 150 graus.
* Corte as folhas dos caules; descarte os caules. Também descarte qualquer ramo que mostre sinais de mofo ou esteja danificado. Enxágue as folhas com água fria e gentilmente, mas completamente, seque-as com toalhas de papel.
* Forre assadeiras com papel de pergaminho. Espalhe ervas sobre a assadeira em um único nível, tomando cuidado para que elas não se sobreponham.
* Asse as ervas até que elas estejam completamente secas; em torno de 40 minutos. Remova-as do forno e deixe esfriar. Armazene num container hermético ou em sacos plásticos com zíper em um lugar fresco e escuro.

Usando ervas secas
   Quando você estiver pronto para usar suas ervas secas e armazenadas, esfarele-as em suas mãos adicionando a sua receita. Isso acrescentará muito mais sabor e aroma do que adicionando a erva inteira de uma vez. Alternativamente, use um pilão para triturar finamente as ervas.
   Com o passar do tempo, as ervas secas tendem a perder o sabor e potência. Se você estiver usando ervas velhas, adicione um pouco mais do que diz na receita para obter um melhor sabor no seu alimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!